Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Descrição

Construída a partir de uma capela primitiva no século XVIII, teve sua fachada concluída em 1785, mas apenas no século XIX as obras foram finalizadas. O estilo mistura o barroco nas talhas e imagens sacras com elementos neoclássicos na fachada. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (dos Brancos) foi tombada pelo IPHAN no ano 2000 (IPHAN, 2000).

Marco

Templo central das procissões religiosas e símbolo da elite branca aracatiense.

Curiosidades

A cruz diante da igreja já foi palco de cerimônias de perdão público; moradores antigos relatam que, em noites de lua cheia, os sinos tocavam sozinhos. A lenda mais conhecida da Igreja Matriz de Aracati, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, conta que durante a construção do templo, uma imagem da santa desapareceu misteriosamente várias vezes do altar, sendo encontrada em locais diferentes da igreja. Os fiéis interpretaram isso como um sinal de que a santa queria ser venerada em um ponto específico do templo

Lendas

A lenda mais conhecida da Igreja Matriz de Aracati, dedicada a Nossa Senhora da Assunção, conta que durante a construção do templo, uma imagem da santa desapareceu misteriosamente várias vezes do altar, sendo encontrada em locais diferentes da igreja. Os fiéis interpretaram isso como um sinal de que a santa queria ser venerada em um ponto específico do templo.